Houve um tempo em que o paciente tinha que visitar o médico pessoalmente em uma instalação hospitalar para seus problemas de saúde.
Mas hoje, devido a uma mudança drástica na situação econômica atual, tornou-se necessária uma nova tecnologia digital chamada ‘telemedicina’ que trata os pacientes virtualmente por meio de computadores e smartphones.
Agora, você pode estar pensando, o que é telemedicina ou telessaúde?
Bem, eles são os novos benefícios da telemedicina, que permitem que o paciente receba os serviços de saúde à distância através do uso da tecnologia.
Este aplicativo médico de telessaúde inclui tudo, desde marcar uma consulta pelo celular, monitorar os sinais vitais de um paciente remotamente, até dar a prescrição.
Agora, vamos dar uma olhada em algumas das principais vantagens dos aplicativos de telemedicina e saber porque é muito benéfico quando comparado ao visitar os médicos pessoalmente.
Principais benefícios do uso da telemedicina
Como todos sabemos, os benefícios do uso da telemedicina estão revolucionando o setor de saúde, aumentando sua acessibilidade por meio de vídeo, bate-papo e comunicação por voz.
Com diagnósticos igualmente precisos como se o paciente estivesse em uma consulta presencial, a telemedicina está sendo aderida cada vez mais pelas pessoas, principalmente as pessoas idosas, que possuem mais dificuldade de locomoção.
A definição de telemedicina na área da saúde, destina-se também para pacientes em locais remotos, onde não existem hospitais de primeiros socorros, bem como médicos para tratar pacientes.
Descobriu-se que as tecnologias de telemedicina beneficiam a comunicação médico-paciente de várias maneiras, incluindo:
Tecnologia para beneficiar a indústria de telessaúde
A telemedicina é uma nova tendência em modelos de negócios de saúde, que fornece atendimento baseado no cliente. Agora os hospitais podem lançar sua própria plataforma de telessaúde para os seus pacientes, oferecendo seus serviços online, assim como no caso de diversos outros tipos de segmentos da indústria brasileira.
Além disso, com os serviços de telemedicina, agora o setor de saúde também pode estender sua contagem regular de pacientes e suas horas de consulta. Isso acaba criando um modelo novo e mais moderno para seus pacientes com provedores de saúde virtuais.
Mais tempo para expandir a acessibilidade ao atendimento e alcançar mais pacientes
Na maioria das vezes acontece que há uma grande carência de médicos em localidades remotas. Assim, surge a tecnologia com a telemedicina.
O aplicativo de telemedicina pode ser usado para alcançar pacientes rurais e até mesmo aqueles que estão fora do sistema normal de atendimento.
Ele literalmente estendeu nossas redes de atendimentos médicos em todo o mundo, onde os médicos podem alcançar o paciente de várias maneiras e expandir seu acesso aos cuidados.
Melhora a receita da prática para novos benefícios de telemedicina
Bem, quando se trata de melhor saúde com a telemedicina, segue o protocolo, ‘tratando mais pacientes em menos tempo’, como resultado haverá um aumento na receita da prática de telessaúde.
Para ser mais preciso, podemos dizer que a telemedicina reduz os critérios de não comparecimento, melhorando a eficiência de uma prática.
Redução de custos coma telemedicina
Principalmente, os pacientes gastam muito dinheiro procurando cuidados de saúde que incluem não apenas a visita ao médico, mas custos de viagem, creche, estacionamento, etc.
Assim, quando o paciente usa a telemedicina, ele não precisa visitar o médico pessoalmente, em vez disso, eles podem consultar o médico em seu telefone, laptop ou dispositivo móvel.
Em uma das pesquisas com pacientes, cerca de 40% afirmaram que, se não tivessem acesso a uma visita virtual a um médico, simplesmente pulariam o tratamento, pois não podem arcar com as despesas de viagem para visitar as instalações.
Melhora no atendimento
A telemedicina deu uma grande contribuição para melhorar a qualidade da saúde. Isso ocorre porque a tecnologia moderna consegue fornecer a prestação de serviços, bem como o tratamento em quaisquer condições do paciente.
Além disso, a telemedicina também omite as visitas desnecessárias ao pronto-socorro, melhorando a conveniência de receber tratamento sem sair de casa.
A telemedicina reduz a falta as consultas médicas
Bem, como todos sabemos, o não comparecimento é um conceito em que o paciente não aparece na consulta agendada ou cancela na última hora, afetando as consultas regulares de acompanhamento do paciente.
Assim, o não comparecimento se tornou notável e o custo de receita aumentou para as organizações onde a qualidade do atendimento estava sendo comprometida, especificamente nas visitas de acompanhamento.
Mas, quando essa situação é tratada por meio da telemedicina, estendendo o tratamento, as chances de não comparecimento são reduzidas em 50%.
Satisfação dos pacientes com o uso da telemedicina
Para que a telemedicina seja bem-sucedida, a satisfação do paciente é o principal indicador de desempenho.
Verificou-se que, com o aumento do uso da tecnologia na área da saúde, hoje cerca de 87% dos pacientes estão usando a telemedicina e desejam continuar.
Em um dos relatórios da pesquisa, foi relatado que a pontuação de satisfação do paciente era de até 99% com o uso da telemedicina.
A grande crescente da telemedicina
Como podemos observar, a telemedicina está em grande crescente, não só por conta da facilidade de consultas entre médicos e pacientes serem realizadas remotamente, mas por conta da segurança que essa tecnologia passa em tempos de pandemia.
Podemos realizar consultas com médicos especializados em diversas categorias da saúde, sem sairmos do conforto de nossas casas e obtermos um diagnóstico igual como se estivéssemos se locomovido até o hospital mais próximo.
Por conta desa facilidade, a telemedicina só tende a crescer, otimizando o tempo não só dos médicos que tem uma rotina muito agitada, mas como também do paciente, que em diversas situações pode não ter nem condições de se locomover até o hospital.