Quais São os Tipos de Medicina que Existem?

tipos de medicina que existem

Ganhar um diploma de Doutor em Medicina é uma grande conquista, mas não é o fim da jornada. Os novos médicos devem decidir qual dos vários tipos de médicos eles querem ser e quanto tempo eles querem dedicar ao treinamento de pós-graduação.

Nesse artigo vamos citar algumas especialidades médicas que existem e por que são importantes. 

Alergista e imunologista

Alergia e imunologia é uma subespecialidade da medicina interna. Um alergista-imunologista avalia, diagnostica e gerencia distúrbios que envolvem o sistema imunológico.

Tais condições incluem asma, anafilaxia, eczema, rinite e reações a medicamentos, alimentos e picadas de insetos.

O campo de alergia e imunologia também inclui o estudo de defeitos na defesa do hospedeiro, doenças de deficiência imunológica e problemas relacionados a doenças autoimunes, transplantes de órgãos e falhas no sistema imunológico. 

Alergistas e imunologistas têm a tarefa de descobrir qual substância ou alérgeno está causando um problema, como eliminar essa causa e, em seguida, tratar o problema. 

tipos de medicina que existem

Eles fazem uma residência de três anos em medicina interna ou pediatria antes de completar uma residência de dois anos em alergia e imunologia.

Anestesiologista

Um médico de anestesiologia pratica anestesia, o uso de medicamentos para produzir uma perda de sensibilidade (particularmente dor) no corpo. 

Sem anestesia, a maioria das operações cirúrgicas não seria possível.

Os anestesiologistas são treinados na administração de anestésicos durante a cirurgia, parto e outros procedimentos médicos. Os anestesiologistas são importantes em todo o cuidado perioperatório, que inclui responsabilidades pré e pós-operatórias, bem como cuidados durante os próprios procedimentos.

Cardiologista

A cardiologia é uma subespecialidade da medicina interna. Um médico cardiologista, lida com doenças e doenças do coração e dos vasos sanguíneos (o sistema cardiovascular).

Os cardiologistas são especialistas nos processos e prevenção de doenças cardíacas, bem como em maneiras de melhorar as taxas de sobrevivência e a qualidade de vida de pessoas que sofreram problemas cardiovasculares como ataques cardíacos ou doenças das artérias coronárias.

Os cardiologistas fazem uma residência de três anos em medicina interna antes de completar uma residência de três anos em cardiologia.  

Dermatologista

Um dermatologista, encontra, previne e trata doenças da pele, cabelos, unhas e membranas mucosas adjacentes.

Os dermatologistas identificam e tratam mais de 3.000 condições e ajudam a melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem de doenças menores e irritantes a doenças graves e com risco de vida.

Os dermatologistas fazem um ano de residência preliminar em uma especialidade clínica de base ampla (geralmente medicina interna) antes de completar uma residência de três anos em dermatologia.

Medicina familiar

Um médico de medicina de família, presta cuidados médicos primários às pessoas em todas as fases da vida.

Médicos de clínica familiar versáteis tratam homens e mulheres, jovens e idosos. Eles podem fornecer cuidados desde antes do nascimento, durante toda a infância e idade adulta e até a velhice.

A medicina de família muitas vezes atrai médicos interessados ​​em uma ampla gama de cuidados primários e na construção de relacionamentos com pacientes que podem durar muitos anos.

Patologia forense

A patologia forense é uma subespecialidade da patologia que examina casos de morte súbita, suspeita ou violenta.

Os patologistas forenses tentam determinar a hora da morte, a causa da morte (lesão ou doença específica), a forma da morte (natural, acidental, suicida, homicida ou indeterminada) e, se necessário, que tipo de instrumento causou a morte.

Esses especialistas podem relatar suas descobertas a companhias de seguros, famílias ou tribunais. Patologistas forenses também servem como testemunhas especializadas em julgamentos judiciais.

Cirurgião geral

Os cirurgiões gerais são especialmente treinados para realizar procedimentos complicados e operam para tratar doenças, deformidades e lesões.

A cirurgia geral inclui um amplo espectro de condições cirúrgicas que afetam quase todas as áreas do corpo.

Um cirurgião geral faz o diagnóstico e presta cuidados perioperatórios aos pacientes. Os cirurgiões gerais são muitas vezes responsáveis ​​pelo atendimento integral de vítimas de trauma e pacientes graves.

tipos de medicina que existem

Os cirurgiões devem ser capazes em quase todas as formas de cirurgia e devem ser capazes de lidar com uma variedade de emergências e eventos inesperados na sala de cirurgia.

Geneticista

Os geneticistas médicos avaliam, diagnosticam e gerenciam distúrbios genéticos e defeitos congênitos, e ajudam os pacientes e suas famílias a entender e lidar com esses distúrbios. 

Os geneticistas fornecem aconselhamento genético através do uso de testes bioquímicos, citogenéticos e radiológicos.

Esses tipos de médicos também utilizam intervenções terapêuticas e auxiliam na prevenção através do diagnóstico pré-natal.

Um geneticista médico planeja e coordena programas de triagem para erros inatos de sangue, cromossomo, metabolismo e anormalidades e distúrbios da medula espinhal.

Medicina paliativa

A medicina paliativa é uma subespecialidade que pode derivar de várias especialidades. Os cuidados paliativos são destinados a pacientes com condições terminais que não desejam mais se submeter a tratamento curativo.

A medicina paliativa envolve o tratamento de sintomas e dores causadas por doenças graves. 

Médicos treinados em hospício e medicina paliativa fazem o possível para aliviar os sintomas e reduzir o sofrimento.

Eles tentam melhorar a qualidade de vida dos pacientes e apoiar os pacientes e familiares durante os difíceis processos de tratamento ou fases de fim de vida.

Uma residência em hospício e medicina paliativa de um ano pode seguir as residências em anestesiologia, emergência, família ou medicina interna, obstetrícia e ginecologia, pediatria, medicina física e reabilitação; psiquiatria,neurologia, ou radiologia.

Medicina hospitalar

A medicina hospitalar é uma subespecialidade, geralmente da medicina interna. Um médico de medicina hospitalar trabalha exclusivamente em um hospital e presta assistência médica geral a pacientes hospitalizados.

Além do atendimento clínico, os hospitalistas também ensinam, pesquisam e trabalham para melhorar o desempenho do hospital e do sistema de saúde.

Hospitalistas podem completar uma residência de três anos em medicina de emergência, família, interna ou pediátrica antes de fazer uma bolsa de um ano em medicina hospitalar.

Medicina interna

A medicina interna é uma disciplina ampla e versátil que geralmente serve como uma especialidade preliminar antes que os médicos entrem em uma ampla gama de outras especialidades ou subespecialidades médicas. 

Médicos de medicina interna, internistas, avaliam, diagnosticam e gerenciam o amplo espectro de distúrbios e doenças que afetam os adultos.

Os internistas podem atuar como médicos de cuidados primários e lidar com doenças crônicas, bem como na prevenção de doenças e na promoção da saúde.

A medicina interna abrange todos os problemas médicos e sistemas de órgãos em adultos, tornando-se uma base ideal para médicos que desejam obter treinamento adicional. 

 

Artigos Relacionados

Benefícios

Vantagens do nosso
Plano de Benefícios

TEMOS O PLANO IDEAL PARA VOCÊ

Conheça nossos Planos e Valores

Planos a partir de R$ 28,00 mensais por família.

Abrir Conversa
Precisando de ajuda?
Olá,
Podemos lhe ajudar, clique aqui e inicie agora uma conversa via WhatsApp conosco!