Mesmo tendo um estilo de vida saudável e regrado, é difícil prever se um dia teremos alguma doença grave, afinal, muitas delas surgem do nada e nos pegam de surpresa.
Por este motivo é que é sempre bom possuir um seguro de vida para doenças graves. Bem como o seguro de vida por morte, o seguro para doenças graves visa amenizar os efeitos causados por essas doenças, mantendo o padrão de vida da família e mantendo-os seguros e tranquilos durante esses momentos.
Achou interessante e quer saber um pouco mais sobre como funciona o seguro para doenças graves? Ótimo, então leia este artigo até o final para saber o quão importante é aderir a uma apólice dessas.
Conheça suas necessidades
Compreender suas necessidades e objetivos de longo prazo e discuti-los com um agente de seguros ou consultor financeiro de confiança pode ajudá-lo a determinar qual tipo de apólice de seguro de vida melhor se adapta a você e seus beneficiários.
O robusto mercado de seguros de vida de hoje oferece aos consumidores muitas apólices para escolher.
Por exemplo, alguns provedores não têm como exigência a política de exames médicos. Isso significa que você pode conseguir um seguro de vida sem um exame físico, algo tradicionalmente exigido por muitas seguradoras.
O que é o seguro de doenças graves?
O seguro de doença grave é um tipo de seguro suplementar que paga um benefício em dinheiro único se você for diagnosticado com uma das doenças cobertas, como câncer, ataque cardíaco ou derrame.
Esse tipo de cobertura é projetado para ajudar no custo de tratamento e recuperação de condições graves que exigem tratamento e procedimentos caros.
É importante entender que o benefício que você recebe da apólice de seguro de doença grave é seu dinheiro para usar como quiser. Em primeiro lugar, você pode precisar cobrir despesas desembolsadas não cobertas pelo seu convênio médico, como franquias, co-participações e tratamentos experimentais que exigem viagens.
Mas você também pode usar esse dinheiro para substituir a renda que você ou seu cônjuge perdeu por falta de trabalho devido à sua doença.
Mantenha-se em dia com suas obrigações financeiras mensais, desde os pagamentos de financiamentos de casas ou carros até contas de escolas e serviços públicos, tudo isso enquanto mantém as despesas diárias.
Quais doenças graves o seguro cobre?
O seguro de doenças graves pode ser adicionado ao Seguro de Vida por um custo extra ou apenas contratado individualmente.
Ele foi projetado para pagar um valor fixo, em dinheiro, se você for diagnosticado ou submetido a um procedimento médico para uma das doenças críticas especificadas em seu contrato, cobertas durante a vigência da sua apólice.
Abaixo está uma lista quase que completa das doenças graves que são geralmente cobertas:
- Câncer;
- Acidente Vascular Cerebral (AVC);
- Infarto Agudo do Miocárdio;
- Demências inclusive Alzheimer;
- Paralisia de membros;
- Transplante de órgãos;
- Esclerose múltipla;
- Insuficiência renal terminal;
- Cirurgia de revascularização;
- Anemia aplástica;
- Meningite bacteriana;
- Cegueira permanente e irreversível;
- Coma;
- Doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ);
- Surdez permanente e irreversível;
- Encefalite;
- Ataque cardíaco de gravidade especificada;
- HIV;
- Perda de fala permanente e irreversível;
- Mal de Parkinson;
- Hipertensão pulmonar primária de gravidade especificada;
- Derrame;
- Lúpus Eritematoso Sistêmico;
- Queimaduras de terceiro grau que cubra 20% do corpo ou do rosto;
- Traumatismo craniano;
Esses títulos geralmente usam termos médicos para descrever a doença grave, mas em alguns casos a cobertura pode ser limitada. Por exemplo, alguns tipos de câncer não estão incluídos e para fazer uma reclamação por algumas doenças, você precisa ter sintomas permanentes.
Portanto, consulte cuidadosamente os documentos originais da apólice para obter os termos e condições completos e as definições disponíveis para você. As doenças críticas para as quais você já está coberto podem ser diferentes das listadas acima.
Exclusões e Limitações
As doenças cobertas incluem câncer, ataque cardíaco e derrame, mas nem todas as ocorrências dessas doenças são cobertas. Por exemplo, um câncer precisa ter se espalhado ou atingido uma gravidade específica para ser coberto pela apólice.
No caso dos ataques cardíacos, cegueira e mais algumas doenças graves, os sintomas precisam ser permanentes. Os avanços na medicina e na tecnologia significam que as visões tradicionais de doenças graves estão mudando constantemente.
Se a pessoa coberta tiver uma doença grave, ela deve ser verificada por um médico especialista cuja especialidade seja considerada razoavelmente adequada à doença grave. Lembre-se de que o título de cada doença grave é apenas um guia para o que é coberto.
Mais detalhes sobre o que deve ser considerado, incluindo as definições completas das doenças graves e as evidências necessárias para prová-las, são fornecidos nos termos e condições da apólice, que serão enviados a você quando sua apólice for iniciada.
O que é preciso para receber a indenização do seguro?
O processo é simples, porém torna-se burocrático pelas comprovações a serem feitas.
Após o diagnóstico de que você se tornou portador de alguma das doenças graves, coberta pelo seguro de vida, é preciso contatar a seguradora e enviar toda a documentação necessária para ter direito a esse pagamento.
Obrigatoriamente é preciso apresentar o laudo médico e exames que evidenciem e atestem a condição do paciente e comprovação da doença. Documentos entregues, fica a cargo da seguradora realizar os trâmites necessários de acordo com suas regras.
O pagamento do benefício ocorre geralmente em até 30 dias após o diagnóstico e a apresentação dos documentos necessários.
Existe uma idade limite para a contratação do seguro?
O limite de idade que as seguradoras costumam estabelecer para a contratação deste seguro, é bem parecida com as que os convênios médicos impõem: entre 65 e 70 anos.
Também é importante dizer que o pagamento do benefício é feito apenas uma vez, ou seja, após a primeira utilização. Isso significa que mesmo que você seja diagnosticado com duas das doenças consideradas graves, o valor a receber será apenas sobre 1 das doenças.
Normalmente, nas contratações, também é imposto um limite de idade para a cobertura, portanto, quando o segurado completar a idade limite do produto, não terá mais direito ao benefício, normalmente 70 anos.
Qual o valor do seguro de doenças graves?
É difícil especificar valores já que eles variam de seguradora para seguradora e também variam conforme a idade do segurado, quanto mais jovem for, mais barato se torna.
Outro ponto importante é que no momento da contratação você terá de preencher uma Declaração Pessoal de Saúde, onde não é possível cobrir doenças pré-existentes.
Mais um fator para que a contratação aconteça o quanto antes, já que a probabilidade é que quanto mais jovem, menos propenso à doença e menos restrito.
Convencido do quão benéfico é a contratação de um seguro de doenças graves? É como dissemos no início do artigo, elas surgem do nada, nos privam de muitas coisas cotidianas e costumam causar grandes prejuízos financeiros.
Quer saber quanto ficaria um plano para você? Contate-nos, somos a Mais Vida Litoral. Somos o melhor plano de benefícios para famílias e empresas na região. Buscando inovar cada vez mais nossos serviços, visando fazer a diferença na vida das pessoas!