À medida que mais pacientes e profissionais de saúde confiam na telemedicina, fica claro que não é apenas uma alternativa viável ao atendimento presencial, mas que os pacientes preferem receber serviços de saúde virtualmente.
Com a telemedicina, os pacientes não precisam se preocupar com viagens, passar horas em salas de espera ou tirar dias de folga para consultar seus médicos.
Os pacientes podem simplesmente comparecer a uma consulta de telemedicina em casa e obter um diagnóstico e tratamento em 15 a 30 minutos, em vez de dedicar um dia inteiro a uma visita presencial.
Em geral, sabemos que a telemedicina facilita o atendimento remoto. Mas como funciona a telemedicina? E o que o torna uma opção de saúde tão popular e eficaz?
A telemedicina é uma forma legítima de prestar cuidados de saúde?
A telessaúde ou telemedicina é uma forma legítima de prestação de cuidados da qual qualquer pessoa pode se beneficiar. No entanto, não corresponde a todas as situações médicas.
Se um paciente precisar de assistência cirúrgica ou física, a telemedicina funciona como suporte inicial.
As populações mais velhas são muitas vezes cautelosas com a tecnologia. Mesmo pacientes mais jovens, acostumados a depender da internet e de vários aplicativos em suas vidas diárias, podem duvidar da capacidade dos médicos de tratá-los online.
Alguns profissionais de saúde podem até achar suspeita a noção de assistência médica remota e se apegar à crença de que nada pode substituir um exame presencial.
No entanto, é essencial entender que o objetivo da telemedicina não é substituir o atendimento médico presencial tão cedo. Em vez disso, a telemedicina visa ajudar os cuidados de saúde tradicionais.
Ele fornece uma maneira mais conveniente de fornecer e receber cuidados médicos, facilitando o acompanhamento e o tratamento de uma variedade de condições médicas menos graves.
Os serviços remotos de saúde são eficazes quando se trata de acompanhamento e tratamento de várias condições médicas menos graves, como:
- Um resfriado
- Gripe
- Dor de garganta
- Erupções cutâneas
- Diarréia
- Aconselhamento de saúde mental
As capacidades da moderna tecnologia de telecomunicações permitem que os médicos examinem, diagnostiquem e tratem os pacientes da mesma forma como se o paciente estivesse fisicamente presente.
Câmeras de alta definição, por exemplo, permitem que os médicos observem os sintomas do paciente e cheguem a um diagnóstico preciso. Os pacientes também podem fazer upload de imagens em HD quando necessário, fornecendo aos médicos todas as informações necessárias para prescrever tratamentos adequados.
Para ajudá-lo a entender melhor como funciona a prestação de cuidados remotos, vejamos o que a telemedicina oferece.
Tanto a telemedicina quanto a telessaúde dependem de tecnologias de telecomunicações e informação para permitir que os profissionais de saúde forneçam seus serviços aos pacientes à distância.
Há uma diferença crucial entre os dois termos. Telemedicina é um termo mais abrangente que inclui uma variedade de serviços médicos e também abrange uma série de eventos não clínicos, como:
- Continuação do exame médico
- Treinamento médico
- Educação paciente
- A telemedicina refere-se estritamente a serviços de saúde remotos que incluem exame, diagnóstico e tratamento.
A diferença não é apenas semântica. Uma das áreas cruciais na área de saúde remota é o reembolso. Tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde precisam conhecer as políticas de cobertura dos pagadores de seguros no faturamento de serviços de telemedicina e telessaúde.
Além disso, os estados têm leis e políticas variadas em relação ao reembolso de serviços de saúde remotos, por isso é crucial distinguir entre os dois termos.
Vídeo ao vivo
Esse tipo de serviço de telemedicina também é conhecido como “tempo real”. A tecnologia permite que a comunicação entre um profissional de saúde e um paciente aconteça em tempo real.
Os provedores de assistência médica geralmente usam a telemedicina de vídeo ao vivo para administrar serviços de consultas, diagnósticos e tratamento.
A tecnologia usada para vídeo ao vivo inclui unidades de videoconferência, câmeras, videoscópios, câmeras da web ou a câmera embutida de um laptop ou tablet.
A videoconferência é uma ferramenta eficaz de assistência médica e consulta para uma variedade de aplicações, incluindo:
- Suporte de pronto-socorro ou unidade de terapia intensiva
- Consultas remotas e colaborativas
- Educação em saúde para vários locais
- Armazenar e encaminhar.
Os serviços de armazenamento e encaminhamento fornecem acesso a qualquer coleção de dados de saúde, como raios-X, ressonâncias magnéticas, fotos, dados de pacientes e até clipes de exames de vídeo.
Esse serviço de telemedicina também envolve ferramentas de comunicação como e-mail seguro.
As comunicações de armazenamento e encaminhamento ocorrem principalmente entre profissionais de saúde para ajudá-los durante avaliações, diagnósticos e consultas médicas quando um vídeo ao vivo ou um contato pessoal não está disponível ou é desnecessário.
Além disso, a telemedicina de armazenamento e envio também oferece benefícios significativos para os pacientes, incluindo:
Permite atendimento especializado oportuno sem que o paciente viaje para consultar seu provedor de cuidados primários, pois eles podem revisar os casos dos pacientes, independentemente de suas respectivas localizações.
Reduz os tempos de espera em instituições médicas ou clínicas, especialmente em áreas com escassez de médicos especialistas.
Pode superar barreiras linguísticas e culturais.
As tecnologias de armazenamento e encaminhamento são comumente usadas em radiologia, patologia, dermatologia e oftalmologia. Os provedores também usam essa tecnologia de telemedicina em consultas eletrônicas.
Este sistema baseado na web permite que um provedor de cuidados primários (PCP) e um especialista compartilhem dados de saúde e discutam o atendimento ao paciente em um canal seguro.
O processo de consultas de telemedicina
A tecnologia digital é o núcleo da telemedicina. Aproveitar as tecnologias modernas para conectar profissionais de saúde e pacientes é mais rápido, fácil e acessível.
As visitas virtuais funcionam principalmente como qualquer outra consulta de paciente. A única diferença é que os participantes não estão no mesmo local físico.
A telemedicina permite que as consultas aconteçam em um ambiente virtual. Os pacientes não precisam se preocupar com viagens, passar horas em salas de espera ou tirar dias de folga para receber os cuidados médicos necessários.
Passos comuns da telemedicina:
- O paciente agenda uma consulta online.
- A equipe médica envia o link para o paciente participar da videochamada com um profissional de saúde.
- O paciente descreve seus sintomas.
- Um profissional de saúde licenciado os examina e diagnostica.
- O profissional de saúde determina o tratamento com base em seu diagnóstico.
Para casos graves, eles exigiram que o paciente visitasse um hospital para diagnóstico e tratamentos adicionais.
O paciente recebe um resumo de sua visita virtual e agenda uma consulta de acompanhamento, se necessário.