Como é Que Funciona o Seguro de Vida?

Como é que funciona o seguro de vida

O seguro de vida é um acordo feito entre uma pessoa e a seguradora em que a pessoa faz pagamentos mensais de prêmios à seguradora. 

Esses pagamentos mensais (prêmios) são feitos em troca de um pagamento único que será distribuído aos beneficiários do indivíduo, como filhos, família estendida, causas beneficentes, quando a pessoa falecer. 

Para entender melhor como funciona o seguro de vida, vamos definir alguns termos-chave associados ao seguro de vida.

Seguro: O acordo entre o segurado e sua companhia de seguros.

Pagamentos: O valor que o segurado paga à seguradora por sua apólice, normalmente faturado anualmente ou mensalmente.

Titular do seguro: O comprador de uma apólice de seguro.

Benefício por morte: O dinheiro ou bens a serem distribuídos após a morte do titular da apólice.

Beneficiários: O(s) indivíduo(s) com direito ao benefício por morte do plano de seguro de vida do segurado.

Quem deve comprar o seguro de vida?

Você pode precisar de seguro de vida se sua morte causar dificuldades financeiras para outra pessoa. Se não for esse o caso, você provavelmente não precisa de seguro de vida, que não é nada para se envergonhar.

Talvez você seja um dissidente, corajosamente forjando seu próprio caminho, ou apenas um estudante universitário, ou solteiro sem filhos, ou esteja aposentado e seus entes queridos sejam atendidos ou financeiramente independentes.

Como é que funciona o seguro de vida

Se você é o único arrimo de família com vários filhos, provavelmente precisará de muito mais seguro do que uma dona de casa com um cônjuge que ganha dinheiro e apenas um filho.

Quais são os benefícios do seguro de vida?

Além de apoiar os entes queridos sobreviventes, o seguro de vida revelou que o pagamento de despesas de fim de vida, a transferência de riqueza e o pagamento de hipotecas estavam entre os motivos pelos quais optaram por comprar um seguro de vida.

Como funciona o seguro de vida?

Em troca do pagamento de um prêmio mensal, você pode obter uma quantidade definida de cobertura de seguro.

Após o seu falecimento, seus beneficiários (geralmente sua família) receberão um benefício por morte, que pode ser usado para cobrir despesas regulares ou dívidas restantes.

Quem precisa ter seguro de vida?

O seguro de vida é adequado para quase todos, mesmo se você for jovem. Pessoas em seus 20, 30 e até 40 anos muitas vezes ignoram o seguro de vida.

Por um lado, requer abordar uma questão desconfortável. Muitos jovens também acham que uma política simplesmente não é adequada para eles, dada sua idade e situação familiar.

Abrir uma apólice quando você é jovem e saudável pode ser uma escolha inteligente. É provável que você obtenha as melhores taxas e termos porque as apólices serão mais caras à medida que você envelhece.

Quanto mais tempo levar para abrir uma apólice, maior o risco de que um evento inesperado possa deixar sua família sem cobertura ou ajuda financeira.

Seguro de vida toda

Como o seguro de vida, as apólices de vida inteira fornecem um benefício por morte e outros benefícios.

Mas eles têm uma diferença fundamental: uma apólice de vida inteira nunca expira. A principal vantagem de uma política de vida inteira é que ela cria valor em dinheiro.

Uma parte de cada pagamento de prêmio que você faz é guardada em uma conta diferente que pode ser investida ou acessada por meio de um empréstimo.

Seguro de vida universal 

Uma apólice de vida universal é outra forma de seguro de vida permanente. A diferença é que dá ao titular da apólice muito mais flexibilidade em termos de prêmios e valor em dinheiro.

Enquanto uma apólice de longo prazo ou de vida inteira bloqueia sua taxa, uma apólice universal permite que você pague o que puder ou quiser com cada prêmio.

Como é que funciona o seguro de vida

Também permite ajustar seu benefício por morte durante a apólice, o que não pode ser feito com outros tipos de seguro de vida.

Inscrever-se para uma apólice de seguro de vida (total ou a termo) mais cedo ou mais tarde pode ajudá-lo a garantir prêmios mais baixos.

Se você tem dependentes, como filhos, cônjuge ou pais de quem cuida, e não possui riqueza significativa, pode ser de seu interesse comprar uma apólice, mesmo que você seja relativamente jovem.

Caso algo aconteça com você, você tem a tranquilidade de saber que deixará seus entes queridos com os meios financeiros para liquidar as despesas restantes, cobrir os custos de um funeral e ter algum dinheiro sobrando para o futuro.

Uma apólice de seguro de vida também pode abrir portas para outros benefícios e economias. 

Muitas companhias de seguro de vida dão descontos aos segurados em produtos e serviços de saúde e bem-estar, como associações de academias.

Você pode pesquisar diferentes fornecedores para encontrar a melhor oferta para você. O Mais Vida Litoral possui diversos tipos de planos de benefícios que com certeza podem atender a todas as suas expectativas.

Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de atendimento e tire todas as suas dúvidas, estamos a disposição para atendê-lo da melhor forma.

Artigos Relacionados

Benefícios

Vantagens do nosso
Plano de Benefícios

TEMOS O PLANO IDEAL PARA VOCÊ

Conheça nossos Planos e Valores

Planos a partir de R$ 28,00 mensais por família.

Abrir Conversa
Precisando de ajuda?
Olá,
Podemos lhe ajudar, clique aqui e inicie agora uma conversa via WhatsApp conosco!